Veículos Eletrificados
Governo antecipa volta de imposto de importação de 35% para veículos eletrificados
Medida atende parcialmente pedido de montadoras brasileiras e prevê alíquota de 35% a partir de janeiro de 2027, com cotas de importação sem imposto por seis meses
O governo federal anunciou nesta quarta-feira a antecipação do retorno da alíquota plena do imposto de importação de 35% sobre kits de peças usados na montagem de veículos eletrificados, atendendo parcialmente a reivindicação das montadoras instaladas no país.
O aumento do imposto para os chamados kits CKD (Completely Knocked Down) e SKD (Semi Knocked Down) de veículos eletrificados será aplicado a partir de janeiro de 2027, antecipando a data inicialmente prevista para julho de 2028, conforme comunicado do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex).
Atualmente, a alíquota aplicada ao segmento é de 14%, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).
No entanto, o colegiado decidiu conceder cotas adicionais de importação com alíquota zero para CKDs e SKDs de veículos eletrificados durante seis meses, totalizando US$ 463 milhões, conforme divulgado pelo órgão.
A fabricante chinesa BYD havia solicitado no início do ano a redução temporária do imposto de importação sobre esses kits, medida que gerou críticas de montadoras estabelecidas no Brasil, como Toyota, Volkswagen, General Motors e Stellantis.
Essas empresas alertaram, em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que um eventual incentivo à importação de veículos desmontados para montagem no país poderia comprometer os investimentos do setor no Brasil.
Fonte: Infomoney