Sinalização
Setram amplia o foco em sinalização horizontal nas ruas de Brusque
Diversas marcações no asfalto foram revitalizadas ou implementadas nos últimos seis meses
A Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) de Brusque trabalha diariamente para garantir a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres por meio da sinalização horizontal, que abrange todas as marcações pintadas no asfalto, como faixas de pedestres, setas, zebrados, lombadas, vagas de estacionamento e áreas de retenção.
Mais do que simples pinturas, essas sinalizações atuam como um guia visual indispensável para quem transita pela cidade. “A sinalização horizontal é um pilar da segurança no trânsito”, disse o diretor responsável pelo setor de sinalização da Setram, Deivison Casagrande.
“Elas delimitam faixas, indicam conversões, reforçam a atenção em locais de risco e ajudam a organizar o tráfego, prevenindo acidentes, trabalhando em conjunto com placas e semáforos para criar vias mais organizadas, seguras e eficientes para todos”, comentou Deivison.
A equipe de sinalização conta com seis servidores dedicados exclusivamente à pintura viária. O trabalho é realizado diariamente, principalmente no período noturno, das 22h às 5h, quando há menor fluxo de veículos e, consequentemente, menos impacto no trânsito. Alguns serviços de menor interferência na mobilidade são executados também durante o dia, sempre respeitando as condições climáticas.
Nos últimos seis meses, a foram revitalizados ou implantadas mais de 120 faixas de pedestres, 62 faixas elevadas, 41 lombadas, 78 setas, 10 zebrados, 12 áreas de yellow box (área de cruzamento pintada de amarelo no asfalto, também conhecida como área de conflito, que tem como objetivo organizar o trânsito, impedindo que veículos parem no cruzamento e bloqueiem o fluxo).
Além disso, a secretaria tem dado atenção especial às ruas que foram recentemente pavimentadas pela Secretaria de Obras, garantindo que os moradores tenham não apenas vias asfaltadas, mas também devidamente sinalizadas, trazendo mais conforto e segurança. Ruas com maior fluxo de veículos, como as de ligação entre bairros e vias que conectam Brusque a municípios vizinhos, também estão no foco da equipe devido ao desgaste acelerado.
A execução da sinalização horizontal enfrenta grandes desafios, principalmente devido ao desgaste natural do material. A tinta está constantemente exposta às intempéries e ao intenso tráfego de veículos, o que reduz sua durabilidade. “A abrasão dos pneus, a chuva, o sol forte e a grande circulação de veículos contribuem para que a pintura se desgaste rapidamente. Por isso, precisamos manter um cronograma constante de revitalização”, explica Deivison Casagrande.
O diretor também reforça a importância da colaboração da comunidade: “Pedimos aos motoristas que respeitem as marcações, evitem parar sobre as faixas de pedestres e ajudem a preservar a sinalização. Isso faz toda a diferença para um trânsito mais seguro em Brusque”, finalizou.